GRUPO DE PESQUISA
LABORATÓRIO EXPERIEMENTAL DE DESIGN
O grupo de estudos e pesquisa LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE DESIGN apoia-se no pensamento científico, expressivo e espiritual.
GRUPO DE PESQUISA CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/789988
OBJETIVO
Investigar as potencialidades de desenvolvimento e aplicação de metodologias do design em ações educacionais, considerando as linguagens e conexões entre as ciências humanas, exatas, sociais aplicadas e as artes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Construir redes de aprendizagem criativa, colaborativa e interdisciplinar
Divulgar as descobertas por meio de artigos científicos e livros
Produzir artefatos (aplicativos, métodos, ferramentas e equipamentos)
Desenvolver ações de extensão (workshops, criação de laboratórios experimentais, cursos)
LINHAS DE PESQUISA:
Ciência do design aplicada à educação
Estudos aprofundados sobre design
DESIGN COMO CIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO
LINHA DE PESQUISA que propõe criação de artefatos (métodos, meios e mídias, ferramentas, aplicativos, instrumentos, ambientes de desenvolvimento) integrados à educação.
ESTUDOS APROFUNDADOS SOBRE DESIGN
LINHA DE PESQUISA que propõe estudos de metodologias, concepções, frameworks, padrões relacionados ao pensamento do design e suas aplicações.
PROJETOS DE PESQUISA
[EM BREVE]
PUBLICAÇÕES
Conheça as publicações do grupo de pesquisa acesse aqui
PESQUISADORES
IZABEL MEISTER
Líder do grupo
acesso lattes
Desenvolve pesquisas sobre redes, especialmente de conhecimento aberto e em rede, e visualização educacional e social de redes. Pesquisa também sobre o design, com foco em design para sistemas complexos, design social, e arquitetura do habitat em realidades virtuais.
ALESSANDRO FARIA
Líder adjunto do grupo
acesso lattes
Interesse nos aspectos teóricos e práticos do desenvolvimento de produtos, serviços e modelagem de negócios. Colabora desde 2010 aproximando o design thinking da estratégia, gestão e operação em instituições públicas, privadas, fundações e ONGs.
VALÉRIA SPERDUTI LIMA
acesso lattes
Estuda temáticas de avaliação e de formação de professores. A partir de 2021 tornou-se docente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) na linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva.
LUCIANO GAMEZ
acesso lattes
Como pesquisador está interessado nos fenômenos da aprendizagem, no estudo de teorias pedagógicas e modelos educacionais que integrem (ou não) o uso de tecnologias digitais, ou analógicas, à Educação, bem como os contextos da aprendizagem colaborativa, aberta e em rede.
JOÃO ARANTES
acesso lattes
É líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem baseada em projetos da Unifesp Osasco e coordenador do programa de extensão Aprendizagem Baseada em Projetos Sociais. Orientador externo do programa de Mestrado e Doutorado da Faculdade de Educação da USP, área de concentração Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas, nas Linhas de Pesquisa Didáticas e Metodologias de Ensino e Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.
CÍCERO SILVA
acesso lattes
Pesquisador e professor na área de mídias computacionais e tecnologias digitais aplicadas à ciência, sociedade, cultura e educação. Foi membro do Comitê de Assessoramento da Canada Foundation for Innovation (CFI - 2017/1019 e pesquisador visitante no Arthur C. Clarke Center for Human Imagination, na área de tecnologias e mídias digitais. Coordena o Laboratório de Estudos do Software com a CUNY e a Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD) e é pesquisador do Cultural Analytics Lab da CUNY.
FELIPE MANCINI
acesso lattes
Como pesquisador possui larga experiência em Ciências de Dados, tendo mais de 20 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais - atuando como orientador de pós-graduação e como pesquisador especialista em Ciências de Dados para parcerias de pesquisa pública/privada. Suas principais áreas de atuação em pesquisa e ensino são: learning analytics, estratégias de agrupamentos e redes complexas, processamento de linguagem natural, aprendizagem de máquina e construção e validação de sistemas preditivos.
LIDIANE CRISTINA DA SILVA
acesso lattes
Atua com pesquisas em Gestão do Conhecimento, Educação em TI e Governança de TI. Com doze anos de experiência profissional em gestão, TI e educação, tem grande experiência em sistema de avaliação e indicadores da graduação; tutoria em cursos de extensão e Ensino à Distância (EaD); modelagem de processos; análise e desenvolvimento de sistemas de apoio a decisão e sistemas web. Atualmente é Superintendente da Tecnologia da Informação da Universidade Federal de São Paulo e Professora das disciplinas de banco de dados e desenvolvimento web do Instituto Federal de São Paulo.
RAFAEL DIAS DE SOUZA FERREIRA
acesso Lattes
Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é técnico em assuntos educacionais da Universidade Federal de São Paulo, com especialização em Educação e Tecnologias: Design Instrucional (UFSCar). Tem experiência nas áreas de Filosofia, Educação e Design Educacional.
ÁGHATA DOS SANTOS TARRATACA
acesso Lattes
Designer multimídia e graduanda no Bacharelado em Filosofia da Universidade Federal de São Paulo. Possui especialização no curso Fundamentos da Cultura e das Artes, em Animação. Atualmente estuda sobre design editorial e pesquisa sobre filosofia da linguagem.
EUGÊNIA SANTANA PEREIRA
acesso Lattes
Psicóloga e professora licenciada em Letras, atua no Atendimento Educacional Especializado e na psicologia escolar e clínica. Atualmente estuda Educação Inclusiva e pesquisa práticas e processos formativos de educadores para a Educação Inclusiva. Tem interesse em práticas de pesquisa e trabalho colaborativos na educação. Mestranda no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) pela UNIFESP.
SILENE DE CARVALHO DA SILVA
acesso Lattes
Possui graduação em Pedagogia e em Letras - Português e Inglês. Possui MBA em Gestão Empresarial, é especialista em Psicopedagogia, Educação Especial com ênfase em Altas Habilidades , Alfabetização e Letramento, Arte e Educação e Atendimento Educacional Especializado. Mestranda no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) pela UNIFESP.
KAROLY MARIANA DOS REIS CECILIO DINIZ
Professora, graduada em Pedagogia, Educação Física, História e Marketing.
Especialista em Psicopedagogia, Inspeção Escolar e Educação Infantil com Abordagem em Reggio Emilia. Possui MBA em Gestão Educacional. Atualmente, cursa o Mestrado em Profissional em Educação Inclusiva na Unifesp e pesquisa sobre Documentação Pedagógica na Educação Infantil na Perspectiva Inclusiva. Área de interesse: práticas pedagógicas e formação de professores.