PROJETO LEDE
O Laboratório Experimental de Design - LEDE é um projeto criado por professores da Universidade Federal de São Paulo, que atuam no Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional - TEDE, com apoio da Universidade Aberta do Brasil da Unifesp.
O LEDE promove ações de ensino, pesquisa e extensão. O programa de extensão, baseado em oficinas que propõem o Pensamento do Design [Design Thinking] como metodologia para solução de problemas, é a base para a articulação com o ensino e a pesquisa.
O campo de atuação do LEDE na extensão - LEDE EXTENSÃO - é, a priori, com os jovens do ensino médio público, no interior paulista e grande São Paulo, com o objetivo de alcançar jovens e regiões com carência de apoio tecnológico e metodológico, em um contexto de desigualdades educacionais, sociais, culturais e econômicas. Desta forma, no espírito que nos une a UAB Unifesp, buscamos cumprir um dos papéis da universidade pública que é a a capilarização e interiorização das oportunidades de ensino e desenvolvimento local. O projeto, por meio da experimentação, da colaboração para a resolução de problemas locais e da ampliação de conhecimento, contribuir para a formação e futuro dos jovens do ensino médio envolvidos no projeto.
O modelo de Pensamento do Design está estruturado sobre os aspectos da EMPATIA, COLABORAÇÃO e EXPERIMENTAÇÃO, ou seja, pilares que traduzem a compreensão real de uma necessidade humana através dos processo de:
Imersão no contexto do problema;
Criação de alternativas de forma colaborativa (co-criação);
Materialização das possibilidades de forma ágil (prototipação).
As ações de ensino vinculadas ao projeto - LEDE ENSINO - acontecem, em sua maioria, no âmbito das disciplinas de projeto, denominadas PROJETOS INTEGRADORES, do curso TEDE, especialmente no PROJETO INTEGRADOR I. Nele são desenvolvidas ações educacionais abertas e em rede que dialogam com o LEDE e com os participantes das oficinas da extensão, em ambientes virtuais como metaversos, dentro de um conceito chamado OCUPA LEDE.
O pensamento científico, expressivo e espiritual constituído no Laboratório busca contribuir para que pesquisadores possam desenvolver suas pesquisas com o devido apoio estrutural através do Laboratório Móvel. Veja - LEDE PESQUISA.